A Visão da
Fundação José Carvalho

Pensamento Humanista

Acreditamos na capacidade das nossas crianças e jovens em promover mudanças no tecido vital da sociedade, no nível concreto da ação, a partir do estímulo à identificação do indivíduo com o seu próximo, sem paternalismo, protecionismo, ou qualquer outra forma de imposição vertical; nossa concepção vai além do fazer o bem aos menos favorecidos, incentivando-se a percepção real sobre os problemas do grupo e o senso de compromisso profundo com o bem-estar da humanidade, desde o presente compartilhado ao futuro que legaremos às gerações vindouras.

Projeto pedagógico

Nosso processo de ensino e aprendizagem fundamenta-se no pressuposto de que o sujeito constrói o conhecimento mediante a sua interação com o outro e com os contextos históricos, sociais e culturais. Nessa perspectiva, os projetos pedagógicos da Fundação buscam a integração entre os conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais e a educação em valores humanos, objetivando desenvolver nos estudantes as habilidades e competências necessárias à preparação para os desafios do mundo contemporâneo.

“A única maneira de fazer uma redistribuição de renda neste País é colocando ótimos professores nos locais mais pobres, porque eles vão ser agentes fortíssimos de mudanças. Se não existir educação, não teremos nada.”

JOSÉ CARVALHO
TOPO