Nossas Ações

Ao longo de mais de quatro décadas de existência, a forte preocupação da FJC com a educação vem norteando os seus projetos.

Este princípio tem direcionado a maior parte dos recursos da Instituição à manutenção de suas 6 escolas e 3 projetos socioeducativos.

Anualmente, são atendidos, de forma direta, cerca de 3.800 alunos que permanecem na Instituição, em média, durante 14 anos, da Educação Infantil até o Ensino Médio ou Técnico.

Com unidades distribuídas em cidades de baixo desenvolvimento social do interior da Bahia, a Fundação, no intuito de tornar factível a educação de qualidade, garante a todos os seus alunos o fornecimento gratuito de material didático, alimentação e fardamento completo.

Nossas Escolas

Colégio Técnico

Ensino
Médio
Pojuca - BA

Conheça a Escola

Escola Maria Carvalho

Educação Infantil
e Ensino Fundamental
Pojuca - BA

Conheça a Escola

Escola Rural Tina Carvalho

Ensino
Fundamental
Entre Rios - BA

Conheça a Escola

Escola Márcio Seno

Ensino Fundamental
e Ensino Médio
Andorinha - BA

Conheça a Escola

Escola Denise Carvalho

Educação Infantil
e Ensino Fundamental
Catu - BA

Conheça a Escola

Escola Rural Rolf Weinberg

Ensino Fundamental
e Educação Profissional
Pojuca - BA

Conheça a Escola

Projetos Socioeducativos

Com seus faróis permanentemente voltados para as crianças e jovens carentes, sobretudo em relação às fragilidades associadas ao contexto educacional brasileiro, a Fundação criou o Sistema Garimpando Talentos, que reúne ações socioeducativas com objetivos estruturados por duas vertentes básicas, ambas alinhadas, em essência, ao incentivo à internalização de valores positivos para a formação do indivíduo, que são: a possibilidade de acesso à Educação de qualidade; e o cultivo ou aprimoramento das aptidões de seus participantes, no campo das artes ou do esporte.

Atualmente, o Sistema Garimpando Talentos abarca dois programas: Tons do Amanhã e Um Campeão na Escola, concebidos para assistir aos alunos da Rede Pública. Em geral, as atividades são trabalhadas no contraturno escolar, mesclando aulas de reforço de português e matemática, desenvolvimento de conteúdos voltados ao enriquecimento cultural e à formação cidadã, além das tarefas específicas de cada projeto.

Tons do Amanhã

Além da base comum de reforço e da formação humanística oferecida a todos os componentes do Sistema, o Programa Tons do Amanhã, criado no ano de 2009, oportuniza o conhecimento musical, incluindo aulas de flauta, violão clássico e clarinete, entre outros. Como resultado, essa iniciativa também originou a Orquestra Tons do Amanhã, integrada pelos alunos do Programa e apta a executar um vasto repertório de clássicos nacionais e internacionais.

Um Campeão na Escola

Iniciado em 2017, o programa Um Campeão na Escola é resultante da parceria firmada com o Esporte Clube Bahia (ECB), clube de futebol baiano. Afora o cerne incorporado por todo o Sistema Garimpando, o Projeto tece seus fios através da associação entre as atividades de reforço escolar e da prática esportiva, criando perspectivas para a inclusão social via educação de qualidade e acesso ao esporte.

O Programa é estruturado para o atendimento de até 200 crianças com idade entre 8 e 14 anos, e agrega o desenvolvimento de outros componentes curriculares, como: informática, inglês e aulas de futebol tecnicamente orientadas e supervisionadas pelo ECB. O Projeto também abre aos participantes, de acordo com o talento e a evolução alcançada, o horizonte de serem recrutados por times de futebol, por ocasião do encerramento do ciclo programado.

TOPO