Escola Denise Carvalho

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Tal como o pai, a jovem e visionária Denise era descrita por todos que gozaram de sua convivência como uma pessoa dotada de uma incomum simplicidade e raro desprendimento aos bens materiais; despertava atenção por seguir e integrar a sua personalidade, os ideais e ensinamentos de José Carvalho, em especial na defesa de que os reais valores estavam dentro de cada indivíduo e não no mundo exterior ou, muito menos, em suas riquezas.

Como testemunho próprio, conta-se que um dos ensinamentos de Denise, seguido à risca por ela, referia-se a sua crença de que ”as necessidades de quaisquer pessoas deviam caber numa mochila”.

Por sua natureza humana e notável sensibilidade, facilmente Denise encantou-se pelas causas da Educação, graduando-se em pedagogia pela Universidade Católica de Salvador, com vistas a se preparar para colaborar nos trabalhos desenvolvidos pela FJC. Todavia, aos 24 anos, seu projeto de vida foi definitivamente interrompido por um acidente de carro. No auge de sua dor, José Carvalho expressou a inesgotável lacuna deixada por Denise, retratando em longos escritos a essencial dimensão representada por sua breve passagem:

Outra simbologia dessa ascendência é reiterada pela estátua do Pensador, que alcança 15 metros de altura, também erigida na sede da Instituição, em meio a jardins e outros elementos herdados da cultura grega. Ressalte-se, todo esse cuidado com a projeção de um cenário admirável advém do pensamento do Fundador, acerca da conveniente conjunção entre a escola e o ambiente essencialmente belo e atrativamente acolhedor, não como simples culto à beleza, mas, sim, para dar melhores combustíveis à aprendizagem e à reflexão.

“Ali, no silêncio, no pôr do sol, pude sentir mais de perto não só a sua presença, mas todo esse conjunto interligado de fatos e atos que nos uniram e mais do que pai e filha, nos fez amigos. O tempo e as circunstâncias parecem nos haver traído, colocando entre nós a barreira do intransponível. Entretanto, você está em cada canto desse lugar, em cada diálogo que mantivemos; retida na memória e no coração, em cada linha que escrevi, por isso não se vá ainda, espere um pouco... escute.” José Carvalho

Contudo, a confrontação com tamanho dissabor não tolheu em José Carvalho a esperança e a coragem de persistir em seus propósitos, mas, sim, atestou o seu amor inconteste à Educação, quando, em 1989, criou mais uma escola, desta vez no município de Catu/BA, situado a 20 Km da sede da Fundação, unidade que recebeu o nome da saudosa filha.

Desde então, a Escola Denise Carvalho oferece cerca de 860 vagas no ensino regular, da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental, nos mesmos moldes da Escola Maria Carvalho, consolidando-se numa referência de ensino de qualidade no Município.

A escola em números

1989
839
1125
 
52
1
433

Galeria de Mídia

Onde Estamos

Como chegar
TOPO