Sustentabilidade

Preocupada com a sustentabilidade de seus projetos, inquietação derivada da longa durabilidade de seus programas educacionais, já que cerca de 3.800 alunos podem permanecer na Instituição por 14 anos ─ ciclo que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Fundação José Carvalho estabeleceu, ao longo de sua trajetória, unidades produtivas de negócios, cujas rendas são integralmente revertidas para o auxílio da manutenção dos seus projetos de Educação.

Laticínio Tina e Rolf

O Laticínio Tina e Rolf foi criado em 1989, no município de Entre Rios (BA) e, desde então, vem desenvolvendo, com extremo cuidado e dedicação, os produtos Tina e Rolf, cujo portfólio inclui os queijos minas frescal, minas padrão, reino, lanche, muçarela, coalho, fundido, iogurtes integrais e lights, bebidas lácteas, ricota, manteiga e requeijão.

Embora não figure entre os maiores do ranking nos quesitos de capacidade produtiva e faturamento, o Laticínio Tina e Rolf sai na frente quando o assunto é tradição e confiança da clientela, que conhece e acompanha o rigor exigido em seus processos, principalmente no tocante à utilização de matérias-primas rigorosamente selecionadas.

A adoção dessas políticas é refletida no reconhecimento dos diferenciais de qualidade e sabor, conferindo posição de liderança aos seus principais produtos no mercado baiano.

Não à toa, o slogan da marca, “Tem sabor, tem amor”, conecta as intenções que movem, integralmente, as ações da Fundação. Os produtos Tina e Rolf estão presentes nos estados de Sergipe e Pernambuco.

Para saber mais, acesse o site www.tinaerolf.com.br

Rolf Park

Foi criado em 1993, no município de Mata de São João/BA, fazendo parte do mesmo Complexo onde se insere a Escola Rural Rolf Weinberg.

A estrutura de lazer encontra-se distribuída em 5.000 m² de área verde, composta por encantadores espaços temáticos, fontes secas, piscinas, toboáguas, cascatas, escorregadeiras e salão de festas, entre outras atrações inteiramente planejadas para divertir toda a família.

O empreendimento conta, ainda, com infraestrutura completa para receber excursões, oferecendo diversas comodidades ao público em geral, como praças de alimentação, lanchonetes, amplos estacionamentos, segurança e consultório médico.

Para conhecer mais, acesse o site: www.rolfpark.com.br

"Uma empresa, todo o lucro que ela tem, deve ser um meio, não deve ser um fim nunca! Jamais imaginei uma empresa que tivesse os dividendos como finalidade. O dividendo deve ter uma destinação maior. Essa deveria ser uma preocupação de todo empresário.”

JOSÉ CARVALHO

Restaurante Rolf

Localizado no Complexo do Park Rolf, o Restaurante foi projetado como mais uma forma de servir ao público, oferecendo um ambiente acolhedor, variadas opções gastronômicas e uma privilegiada vista panorâmica.

Lá também é encontrada toda a linha de produtos do Laticínio Tina e Rolf.

Para mais informações, acesse o site www.rolfpark.com.br

Restaurante Tina

O Restaurante Tina foi projetado para atender à clientela da cidade de Entre Rios/BA, oferecendo um ambiente acolhedor e variadas opções gastronômicas em self-service. Lá também é encontrada toda a linha de produtos do Laticínio Tina e Rolf.

 

Cia de Ferro Ligas da Bahia - FERBASA

Fundada em 23 de fevereiro de 1961 pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, então com 30 anos de idade, a Companhia iniciou suas atividades no município de Campo Formoso (BA). Hoje, acumula mais de meio século de desenvolvimento e trabalho, pautados na qualidade, na ética, transparência, comprometimento ambiental e pioneirismo em responsabilidade social, fatores que há mais de três décadas vêm projetando a Companhia entre as 500 maiores empresas do cenário nacional.

A FERBASA iniciou suas atividades no ramo da mineração, com o objetivo de produzir ligas de cromo, projeto concretizado em 1963, quando instalou o primeiro forno de ferrocromo e inaugurou sua Planta Metalúrgica no município de Pojuca/BA. Posteriormente, em 1986, na mesma planta já equipada com 8 fornos em funcionamento, deu partida em sua segunda fábrica para produzir ligas de silício.

As atividades de mineração concentram-se na exploração de cromita, em dois grupamentos mineiros situados na região Centro-Norte do estado da Bahia, distando 90 km um do outro: o distrito Cromitífero do Vale do Jacurici, formado por 15 minas, com extensão norte/sul da ordem de 120 km; e o de Campo Formoso, composto por 9 minas.

As operações em Campo Formoso foram iniciadas com o método de lavra a céu aberto, mantendo-se em atividade até os dias atuais, principalmente através da unidade de Coitezeiro, que hoje se constitui na principal mina desse Complexo. No presente, movimenta uma quantidade de minério significativamente inferior ao grupamento mineiro de Ipueira, localizado em Andorinha/BA.

Integrante do grupamento mineiro de Jacurici, a mina Ipueira entrou em atividade no ano de 1973, com o método de lavra a céu aberto. Atualmente, o Complexo produz, em média, 1.000.000t/ano de run of mine (ROM), por meio de lavra subterrânea - métodos sublevel caving e sublevel open stop. A Unidade é considerada como referência nacional devido ao emprego criterioso de tecnologias e sistemas de segurança avançados. Seus produtos são o hard lump e o concentrado de cromita, matérias-primas destinadas à produção de ligas de cromo, em Pojuca/BA.

Além de atuar nas áreas de mineração e metalurgia, a Companhia mantém atividades florestais para o cultivo de florestas de eucalipto destinadas à produção de biorredutor, insumo utilizado na produção de ferrossilício.

Toda a cadeia produtiva da FERBASA destaca-se pela adoção de políticas e práticas ambientais integralmente sustentáveis, sempre voltadas ao aperfeiçoamento progressivo de seus produtos e processos, de modo a garantir a preservação dos ecossistemas e o equilíbrio entre suas ações e as expectativas das comunidades onde suas operações estão inseridas. A exemplo disso, a Planta Metalúrgica agrega soluções modernas para o tratamento de efluentes e reutilização de água, contando com filtros de mangas instalados em 100% dos fornos. As minas também são citadas como referências nesta área, sobretudo no tocante à preservação de reservas legais e recomposição da mata nativa. Nesta mesma linha, os empreendimentos florestais superam em 25% o índice exigido pela legislação para a preservação das reservas legais.

No curso de seus mais de 50 anos de existência, a FERBASA consolidou-se por priorizar, sempre, políticas de elevado grau de seriedade para a totalidade dos assuntos relacionados as suas atividades e às condições de vida das localidades adjacentes. Essas práticas, alinhadas à forte conscientização social difundida pelo Fundador, especialmente no tocante aos aspectos ligados à valorização do ser humano, constituem fatores preponderantes para a manutenção da solidez e da reputação da Companhia, creditando à marca uma posição de referência no mercado.

Para saber mais sobre a FERBASA, acesse o site www.ferbasa.com.br
TOPO