Tons do Amanhã






Concebido com o objetivo de afastar as crianças dos riscos da rua – como a violência, a droga, o álcool – e aproximá-las de uma atividade positiva, capaz de abrir novas perspectivas, o Programa Tons do Amanhã, desenvolvido pela Fundação José Carvalho (FJC), entra no seu quarto ano de trabalho.

 

O Programa, que começou em 2009, já atendeu mais de 300 jovens, a maioria proveniente de famílias carentes e de instituições públicas. O curso abrange aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas, os alunos aprendem conceitos musicais, como solfejo, melodia, musicografia (escrita da música), estética e história da música universal e brasileira. Nas aulas práticas, eles têm o contato direto com o instrumento e desenvolvem a técnica para tocar.

 

O ingresso no Programa Tons do Amanhã é criterioso. Os candidatos passam por um processo seletivo curto, mas intenso, onde se avalia na primeira etapa, além da escrita e da percepção da criança e dos jovens, conhecimentos gerais da cultura musical brasileira, como estilos, compositores e instrumentos mais utilizados. Já a segunda etapa é de caráter eliminatório. Nela, é avaliada a parte rítmica e motora do candidato.

 

Segundo Francisco Lima, um dos professores que ministram o curso de musicalização na FJC, o trabalho com crianças e jovens através da música realizado pela Fundação é de grande importância para formação do cidadão. “Musicalizar a criança é suprir a carência que existe hoje na formação intelectual e cultural do estudante brasileiro”, diz Lima. Ele explica que a Lei nº 11.769, publicada no Diário Oficial da União, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e tornou obrigatório o ensino de música no ensino fundamental, deixa clara essa necessidade. “A Fundação sabe do valor da arte na vida dessas crianças. Por isso, o programa Tons do Amanhã preenche uma lacuna ainda maior no âmbito educacional, oferecendo ensino de excelência de forma gratuita, além de oficinas de matemática e português”, explica Francisco.



Diretoria
Rivanda Chagas

Fone
71| 3645-8969

Email
rivanda.chagas@fjc.org.br



Noticias

Tons do Amanhã traz beleza e harmonia para a vida de centenas de crianças
Leia mais...
O tom da esperança
Leia mais...

|| Fundação José Carvalho ||

www.fjc.org.br - 2017
Desenvolvido por: